Pages

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Flamengo Umbro Home 1993, #7 [de Jogo]


Modelo com a primeira faixa em vermelho (ombros e mangas) e patrocínio da Petrobras nas costas. Camisa usada em jogo número pintado, #7 Renato Gaúcho.

Utilizada pelo Flamengo na SuperCopa e no Campeonato Brasileiro de 1993.














Campeonato Brasileiro 1993

O Campeonato Brasileiro de 1993 iniciou em 4 de setembro e terminou em 19 de dezembro. Foram disputados 254 jogos, marcados 643 gols com média de 2,53 por jogo. O campeão foi o Palmeiras com 16 vitórias em 22 jogos.

A CBF foi pressionada pelo Clube dos 13 e "reorganizou" o Campeonato promovendo de uma só vez 12 clubes aumentando o número de times de 20 em 1992 para 32 em 1993.

A razão foi que o Grêmio havia terminado a série B de 1992 em 9º, permanecendo mais um ano na segunda divisão. Nesse mesmo ano o Clube dos 13 faz com que a CBF proteja do rebaixamento 16 times, ou seja, mesmo que fossem os últimos colocados não poderiam cair. Os times foram divididos em 4 grupos. Dois grupos principais e 2 coadjuvantes. Antes do campeonato começar foi decidido que nenhum clube do grupo principal iria ser rebaixado.

Fórmula de Disputa

Quatro chaves de oito clubes. Os três melhores classificados dos Grupos A e B mais o campeão e o vice de um quadrangular realizado pelos dois primeiros colocados das chaves C e D passavam à segunda fase onde as equipes eram divididas em dois grupos de quatro times. Os primeiros colocados de cada chave decidiam o título.

Primeira Fase, grupos A e B: 16 clubes, divididos em 2 grupos de 8; jogam todos contra todos dentro de cada grupo, em 2 turnos; classificam-se para a próxima fase os 3 primeiros de cada grupo.

Primeira Fase, grupos C e D: 16 clubes, também divididos em 2 grupos de 8; igualmente com jogos dentro de cada grupo, em 2 turnos; mas classificam-se apenas 2 de cada grupo para a Fase Intermediária; e os últimos 4 de cada grupo são rebaixados.

Fase Intermediária: Os 4 classificados dos grupos C e D disputam 2 vagas para a Segunda Fase, em sistema eliminatório, com jogos de ida e volta.

Segunda Fase: 8 clubes (6 dos grupos A e B, mais 2 dos grupos C e D) divididos em 2 grupos de 4; jogam dentro dos grupos, em dois turnos; classifica-se para a Final o vencedor de cada grupo.

Final: Os 2 finalistas decidem o título em 2 jogos, em sistema de ida e volta, com a vantagem do empate para o clube com melhor campanha.


Manto Sagrado em Ação 



SuperCopa 1993
Flamengo 2 x 2 São Paulo









3 comentários:

  1. Show de bola, Romansini. Esse jogo da Supercopa eu lembro muito bem: se não me engano o Juninho Paulista fez um dos gols do SPFC. A camisa é um clássico manto rubro-negor.

    ResponderExcluir
  2. Essa camisa da UMBRO é muito bonita!
    Pena que não trouxe titulos em 93
    =\

    ResponderExcluir
  3. Umbro é Umbro e sempre será. Camisa lindíssima do Flamengo.

    ResponderExcluir